Blog

  • É tempo de Feira do Livro!

    em 29 de Outubro de 2015

    Há 60 anos o centro de Porto Alegre transforma-se em uma grande livraria. A tradicional Feira do Livro reúne pessoas de todas as idades que cultivam algo em comum: o gosto pela leitura. Pois foi na última nesta sexta-feira, 30 de outubro, que começou a edição de 2015, repleta de atrações bacanas. No dia da estreia foi inaugurado também o Teatro Carlos Urbim – no cais do porto - que homenageia um dos mais queridos autores gaúchos de literatura infantil. O tema central da ambientação e da programação dessa área é a obra "Alice no País das Maravilhas", em homenagem aos 150 anos de publicação da primeira edição do livro de Lewis Carroll. 

    Aproveitando o clima literário no ar, a ViraLua convidou a jornalista Tatiana Cruz, editora do site de Marisol, para nos comentar quais os livros que ela mais gosta de ler para suas filhas, Clara, 10 anos, e da Elena, 5 anos. Inspire-se com as dicas e boas leituras!

     Tatiana e suas filhas

     

    É curioso como a literatura infantil tem títulos que mexem com os adultos também. Muitas vezes, no ritual de ler pras gurias dormirem, me peguei pensando na vida. Era pra ser uma leitura trivial, com foco no sono delas. Mas elas adormeciam e eu ficava ali, ancorada na história. São nossos livros preferidos até hoje.

     

    1 - Reinações de Narizinho (Monteiro Lobato): o autor é um mestre em trama, em construção de personagem, em envolver a gente na história. É um dos livros preferidos para fazê-las dormir. Porque as histórias são mais longas, conferindo um tempo para que elas possam se acalmar e entrar no mundo da imaginação do Sítio do Picapau Amarelo. Quando eu vejo, elas dormiram, mas eu continuo presa ao jeito incrível que o Monteiro Lobato descreve a história. É um prazer.

     

     Reinações de Narizinho

    2 - Chapeuzinho Amarelo (Chico Buarque e Ziraldo): um livro doce, que subverte a lógica do medo, que brinca com palavras, com poesias. Elas adoram as rimas, a história de como a menina vence seu temor. Um clássico.

     

    Chapeuzinho Amarelo

     

    3 - Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll): um dia, quando a Clara tinha uns 3 anos, eu tentava fazê-la dormir e nada. Daí ela olhou pra estante dos livros e disse: "mãe, lê a Alice. A Alice me dorme". Acho que isso explica tudo. Assim como a Narizinho, do Monteiro Lobato, a Alice, do Lewis, é cheia de aventuras envolventes, que tornam o momento da leitura pra adormecer mais mágico. De quebra, relendo Alice para as crianças, acabei tendo vários insights sobre a obra e reinterpretando a história muitas e muitas vezes.

     Alice no país das maravilhas

    4 - A Árvore Generosa (Shel Silvertein): esse clássico de 1964 é uma delicadeza só, conta a história de amor entre um menino e uma árvore. A árvore é uma amiga amorosa que dá tudo para o menino, suas folhas, frutos, sombra. Porém... Enfim, vi minhas filhas com lágrimas nos olhos com a leitura. E me emocionei, como menina que ainda sou, pelo meu amor pela natureza, pelo livro, pela semente plantada nelas.

     A árvore generosa

    5 - Algum Dia (Alison Mcghee , Peter h Reynolds): não sei o que é mais lindo nesse livro, se a delicadeza das ilustrações ou se são as emoções mais singelas dos momentos compartilhados com os filhos. É a história de uma mãe, de uma filha, das miudezas do cotidiano, do início ao fim. De arrepiar de tão delicado e singelo.

     Algum dia

     

     

    Voltar